Dança Júnior

 

.: RESUMO


A prova de Dança Júnior consiste numa competição dinâmica e interactiva, onde cada equipa programa os respectivos robôs para dançarem ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas. Trata-se por isso de uma competição capaz de proporcionar bons espectáculos artísticos, avaliados por júris especialistas em Robótica e em Dança.

A prova é composta por um palco plano com uma área de actuação de 24 m2, área essa que não pode ser transposta por nenhum robô em prova. A limitação dessa área de prova é feita por uma fita. Os robôs podem possuir trajes e o palco pode ser também decorado, ou preparado com outros adereços, para dar ainda mais brilho a esta competição!

Esta é a competição que pelas suas características de animação, diversidade e espectáculo atrai mais púbico. A criatividade dos mais jovens não tem limites e tal facto torna esta prova muito apelativa. A Prova de Dança Júnior está especialmente destinada a escolas básicas, secundárias e profissionais e está dividida em dois escalões etários: 8-14 e 15-19 anos. Podem no entanto inscrever-se também equipas provenientes de qualquer estabelecimento de ensino, unidade de investigação, empresa, colectividade, clubes de electrónica, ou pessoas em nome individual.

Esta competição segue o regulamento oficial do RoboCup.  Os robôs são programados para se movimentarem em sincronia com uma música durante um 1-2 minutos.

Há dois tipos de categoria de apresentações possíveis  - Dança e Teatro.

  • "Dança” é um espectáculo em que os robôs e os elementos da equipa se movimentam ao ritmo de uma música seleccionada.   A avaliação centra-se na coreografia e no movimento do(s)  robô (s)  e na sincronia com a actuação dos elementos da equipa.

 

  • “Teatro” é um espectáculo onde a música faz parte da apresentação. No entanto o(s) robô(s) não têm que se movimentar ao ritmo da música. Deve contar uma história ou desenvolver um tema como um jogo. O desempenho será avaliado pela forma como efectivamente o(s) robô(s) e os elementos da equipa apresentam o tema teatral.

 

As equipes devem indicar qual a categoria de apresentação que prepararam para que o júri possa avaliar o seu desempenho adequadamente.

Esta competição foi pela primeira vez realizada no Festival Nacional de Robótica 2003 e qualifica as equipas portuguesas para a prova RoboCup Junior Dance, no RoboCup2012 a realizar na Cidade do México. O RoboCup Junior é uma vertente do RoboCup orientada para projectos educativos inovadores para jovens estudantes até aos 19 anos de idade.

 

Quadro-Resumo


Elementos da Prova Dimensões Características Foto
Local da prova Palco 24 m2 Plano
Limitado por uma fita
danca qd 1
Elementos
da prova


Robôs (1 ou mais) Não definido
Autónomos
Normalmente decorados
danca qd 2
Música 1 a 2 minutos Dança sincronizada
com a música
danca qd 3
Intervenção
humana

Os elementos da equipa podem fazer coreografias com os robôs,
interagindo com eles

Características
da prova

Tempo da prova: 1 a 2 minutos
Duas categorias: Dança e Teatro

 

 

 





 


.: REGULAMENTO OFICIAL

 

Atenção à prova Dança Júnior uma vez que possui um regulamento específico e um código de conduta, que devem ser lidos e aceites. Acede a esses regulamentos Aqui.

Os Regulamentos de cada liga podem ser consultados Aqui

A Comissão Organizadora relembra a todos os participantes desta prova que a consulta deste regulamento é imprescindível uma vez que são estas as regras com que a prova se irá reger. 

 

 



 

 

.: FOTOS

 

danca3danca4

danca l3danca l2

danca um2danca um 1danca um 3

danca2

 

 



 

 

.: VÍDEOS